quinta-feira, 9 de outubro de 2008

CRUELDADE CONTRA ANIMAIS PODE VIRAR OBRA DE ARTE?

na noite de 25 de setembro, durante a Semana Acadêmica do Direito da UFPEL, foi proferida a palestra: Especismo e direitos emergentes, pelos Promotores, Jaime Chatkin, de Pelotas e Sandro Ferreira de Novo Hamburgo, onde foi focalizado o tema Direitos Animais.
Aproveitei a ocasião para perguntar aos Promotores como fica a situação dos animais se por acaso atitudes cruéis como a relatada abaixo começarem a ser imitadas por pessoas(?) por aqui.
“No ano de 2007, Guillermo Vargas Habacuc, um suposto artista, pegou um cão abandonado na rua prendeu-o em uma corda curtíssima na parede de uma galeria de arte e deixou o pobre animal ali para que morresse lentamente de fome e sede: Durante vários dias, tanto o autor de semelhante crueldade assim como os visitantes da galeria de arte presenciaram impassíveis a agonia do pobre animal, até que finalmente o pobre animal morreu de inanição, certamente após ter passado por um doloroso, absurdo e incompreensível calvário.
Isso não é tudo: A prestigiosa Bienal Centroamericana de Arte decidiu, incomprensivelmente , que o ato que acabava de cometer este sujeito era ‘ARTE’, e deste modo tão incompreensível, Guillermo Vargas Habacuc foi convidado a repetir sua cruel ação na dita Bienal em 2008.”
Fico mais tranqüila com a resposta dos promotores que afirmaram se isso viesse a ocorrer, por certo que os animais teriam seus direitos preservados pela lei. Vale a pena frisar que o Promotor Jaime Chatkin afirmou que “não hesitaria em oferecer denúncia contra o infrator”. Ainda bem!!!
Parece que a concientização de que todas as espécies são iguais quanto ao direito à vida está, finalmente, adquirindo cada vez mais simpatizantes e militantes desta causa!

Um comentário:

Estrela Luzente disse...

Oi!!
Fico feliz em saber que existem pessoas que ainda dão importância ao que é importante... ...aqueles que não tem voz, como "nossos" animais. Pois tudo o que tá aí é nosso, de todos, animais ou seres dito humanos... ...E precisamos mostrar nossa voz, defender o que é de todos.
Bjss!!